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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Opinião Pública

Opinião Pública


Bem, o conceito tradicional de opinião pública, segundo o qual alguns milhares de indivíduos podem alcançar um consenso, formando uma opinião sobre os assuntos mais variados e complexos, foi abandonado contemporaneamente com os novos conhecimentos de psicologia, sociologia e antropologia. Observa-se que na vida do cidadão médio os assuntos públicos ocupam lugar apagado em meio aos problemas diários que ele reputa mais importantes. Ao se evidenciar um interesse geral por alguma questão, grupos pequenos e enérgicos, resolvidos a obter um determinado objetivo, formulam suas opiniões e conquistam os cidadãos para os seus pontos de vista. Só quando uma maioria aparente de cidadãos adota determinado conjunto de opiniões, forma-se uma opinião pública. O público, embora não disponha de informação suficiente para formar uma opinião racional, se colocará a favor ou contra uma proposta, se conduzido por indivíduo ou grupo capaz de apresentar satisfatoriamente o assunto em foco.


Opiniões e atitudes


Uma opinião é uma crença baseada em evidência limitada e sujeita à revisão, se uma informação contrária é recebida posteriormente. Quem defende uma opinião acredita que esta seja algo puramente intelectual, não afetado por fatores emocionais. Essa objetividade pode ser enganadora, e as opiniões, muitas vezes, expressão dos desejos da personalidade de quem as sustenta.
As atitudes diferem das opiniões por serem avaliativas e por levarem aqueles que as professam a algum tipo de comportamento característico. Uma atitude é uma predisposição aprendida e relativamente duradoura de se comportar de maneira consequente em relação a determinado objetivo, não como eles são, mas como são imaginados. A atitude, então, influencia a percepção que alguém tem de um objetivo, sua reação emocional e também, em muitos casos, suas atividades físicas em relação ao mesmo. Assim, a atitude de “X” em relação a “Y” influenciará no modo como “Y” interpreta suas afirmações e ações públicas, seu estado emocional resultante de ler sobre o êxito ou a derrota de “X” e como ele fala de “X”. Suas opiniões sobre “X” serão, inconscientemente influenciadas por essa atitude, isto é, o conjunto de lembranças lidas ou ouvidas sobre “X”.



Referência: Walter Lippmann

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