Opinião Pública
Bem,
o conceito tradicional de opinião pública, segundo o qual alguns
milhares de indivíduos podem alcançar um consenso, formando uma
opinião sobre os assuntos mais variados e complexos, foi abandonado
contemporaneamente com os novos conhecimentos de psicologia,
sociologia e antropologia. Observa-se que na vida do cidadão médio
os assuntos públicos ocupam lugar apagado em meio aos problemas
diários que ele reputa mais importantes. Ao se evidenciar um
interesse geral por alguma questão, grupos pequenos e enérgicos,
resolvidos a obter um determinado objetivo, formulam suas opiniões e
conquistam os cidadãos para os seus pontos de vista. Só quando uma
maioria aparente de cidadãos adota determinado conjunto de opiniões,
forma-se uma opinião pública. O público, embora não disponha de
informação suficiente para formar uma opinião racional, se
colocará a favor ou contra uma proposta, se conduzido por indivíduo
ou grupo capaz de apresentar satisfatoriamente o assunto em foco.
Opiniões
e atitudes
Uma
opinião é uma crença baseada em evidência limitada e sujeita à
revisão, se uma informação contrária é recebida posteriormente.
Quem defende uma opinião acredita que esta seja algo puramente
intelectual, não afetado por fatores emocionais. Essa objetividade
pode ser enganadora, e as opiniões, muitas vezes, expressão dos
desejos da personalidade de quem as sustenta.
As
atitudes diferem das opiniões por serem avaliativas e por levarem
aqueles que as professam a algum tipo de comportamento
característico. Uma atitude é uma predisposição aprendida e
relativamente duradoura de se comportar de maneira consequente em
relação a determinado objetivo, não como eles são, mas como são
imaginados. A atitude, então, influencia a percepção que alguém
tem de um objetivo, sua reação emocional e também, em muitos
casos, suas atividades físicas em relação ao mesmo. Assim, a
atitude de “X” em relação a “Y” influenciará no modo como
“Y” interpreta suas afirmações e ações públicas, seu estado
emocional resultante de ler sobre o êxito ou a derrota de “X” e
como ele fala de “X”. Suas opiniões sobre “X” serão,
inconscientemente influenciadas por essa atitude, isto é, o conjunto
de lembranças lidas ou ouvidas sobre “X”.
Referência:
Walter Lippmann
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