page contents

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Albert Einstein

Poesia/Teoria

Poetry / Theory


Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.



Fonte: 
http://fu2re.wordpress.com/
http://www.portugues.rfi.fr/
http://pensador.uol.com.br/

Teletransporte

Teletransporte

Foi o que Albert Einstein chamou jocosamente de “fantasmagórica ação a distância”. Sua intenção, ao falar isso, era descredenciar o que a teoria descrevia, sugerir que não passava de uma fantasia. Pois não só não era fantasia como hoje os físicos usam o fenômeno corriqueiramente no laboratório para realizar teletransporte – o que desloca, no teletransporte quântico, é a informação.
A primeira demonstração, engenhosamente planejada pelo suíço Anton Zeilinger, na Universidade Innsbruck, foi feita em 1997. Eles usaram fótons – partículas de luz – e conseguiram transportar o estado quântico de uma para outra. Na prática, é como se a segunda se transformasse na primeira.
Temos visto notáveis avanços no uso desta ação a distância. De fótons individuais, os cientistas passaram a feixes de luz, e dali para átomos individuais. Em 2009, cientistas americanos teletransportaram um átomo de itérbio (com nada menos que 70 prótons em seu núcleo) a uma distância de um metro.
Contudo, os cientistas sempre reforçam a ideia de que transportar pessoas será quase impossível, mesmo no futuro longínquo. Isso porque o teletransporte quântico exige antes que se crie esse “vínculo” entre as partículas que serão transportadas e as que receberão o “transplante” de estado quântico.
Mesmo que seja possível fazer isso com todos os zilhões de partículas que compõem o corpo humano, ainda teríamos de realizar o transporte antes que essas partículas interajam umas com as outras – pois a interação desfaz o chamado entrelaçamento quântico.

“Essa correlação quântica é muito frágil. É por isso que pessoas e outros objetos macroscópicos agem de forma clássica, e não como na mecânica quântica”, afirma Lawrence Krauss, físico da Universidade Estadual do Arizona.








Inferno | Hell | Infernus

Inferno | Hell | Infernus

Está ligado ao destino que se atribui às pessoas depois da morte. Na maioria das religiões antigas, não comportava a ideia de castigo. Mesmo em Israel, somente depois de lenta evolução da consciência moral, é que se impôs a ideia de sanção depois da morte, paralelamente com a ideia de escolha da parte de Deus, para a partilha de sua vida e de sua felicidade. Os excluídos seriam então condenados a sofrer em um lugar de horrores, que se chamava geena, nome dado ao vale de Ge Bem-Hinnom, onde houvera cremações das crianças sacrificadas a Moloch e onde era queimado o lixo de Jerusalém.





 Descent into Hell with Deesis and Selected Saints. Pskov



Moloch: An Appetite For Children

terça-feira, 3 de novembro de 2015

James Hargreaves



O inventor inglês, James Hargreaves nasceu, acreditasse, em Blackburn, por volta de 1710, e morreu em Nottingham a 22 de abril de 1778. Pouco se sabe dos seus primeiros anos de vida: era pobre e exerceu as profissões de carpinteiro e tecelão.

Hargreaves inicialmente tentou criar uma máquina de cardação, sem obter bom êxito. Mais tarde, porém, inventou a máquina de múltiplos fusos (spinning jenny) parra fiação.

A descoberta, de consequências transcendentais não só parar a indústria têxtil, mas também para a própria Revolução Industrial, originou-se de pequeno acidente provocado por sua filha Jenny, que derrubou a máquina de fiar em que trabalhava Hargreaves. Este, como o fuso continuasse a rodar em posição vertical, deduziu que muitos fusos poderiam fazer o mesmo. Construiu então a primeira dessas máquinas, a que deu o nome da filha, pelo qual se tornaria conhecida no mundo inteiro.

A fim de sustentar a família, Hargreaves fabricou diversas spinning jannies para venda. Os fiadores manuais da sua cidade, porém, temerosos de que o invento resultasse em desemprego para eles, invadiram lhe a casa e destruíram as máquinas. Hargreaves e família mudaram-se para Nottingham, onde continuou a fabricar sua máquina. Em 1770 obteve a patente da spinning jenny, que aumentava de oito vezes a produção do fiador manual. Apesar de enorme importância de seu invento, James Hargreaves não chegou a enriquecer.


Fonte: MEMO/HOUA

Imagem: The Bettmann Archive